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Acessibilidade

Princípios de acessibilidade

  • Empatia
  • Pesquisa com usuários
  • Inclusão
  • Controle da navegação
  • Contexto

Empatia

Um dos princípios essenciais do processo de design de UX é a empatia. Quando se trata de acessibilidade no design, a empatia se torna ainda mais importante. Os designers de UI/UX precisam considerar as necessidades do público e entender suas preocupações ao interagir com um produto ou serviço. Isso não significa apenas conversar com os usuários, mas também analisar os protótipos sob a perspectiva do público. Com empatia, os designers podem se relacionar com o público e cuidar de suas preocupações.

Pesquisa com usuários

A pesquisa do usuário, sendo uma parte necessária do design thinking, é igualmente importante para a criação de designs acessíveis. Ao trabalhar em qualquer projeto, os designers precisam entrar em contato com uma gama diversificada de pessoas, certificando-se de considerar indivíduos com necessidades físicas e cognitivas variadas. O objetivo desta pesquisa é convidar os agentes de usuários a contribuir com o processo de design e fazer com que suas vozes sejam ouvidas. Para tornar os designs acessíveis, os designers precisam entrar no mundo real, procurar o público-alvo com necessidades variadas, entender suas preocupações e resolver seus problemas com soluções inovadoras e úteis.

Inclusão

Os profissionais de UI/UX precisam adotar os padrões de representação e inclusão ao trabalhar em qualquer projeto de design. Se um produto for projetado para um público global, as personas e a pesquisa de usuários devem representar um público global. Além disso, o processo de design também deve garantir que indivíduos com diferentes capacidades físicas sejam incluídos no desenvolvimento de protótipos.

Forneça contraste suficiente entre o primeiro plano e o plano de fundo

O texto do primeiro plano precisa ter contraste suficiente com as cores do plano de fundo. Isso inclui texto em imagens, gradientes de fundo, botões e outros elementos. Isso não se aplica a logotipos ou texto incidental, como o texto que está em uma fotografia. Os links abaixo fornecem mais informações sobre a taxa mínima de contraste, conforme exigido pelas WCAG, e como verificar o contraste. "Relação de contraste" é uma versão abreviada do termo tecnicamente mais correto "relação de contraste de luminância".

Não use somente a cor para transmitir informações

Embora a cor possa ser útil para transmitir informações, ela não deve ser a única forma de transmitir informações. Ao usar a cor para diferenciar elementos, forneça também uma identificação adicional que não dependa da percepção da cor. Por exemplo, use um asterisco, além da cor, para indicar campos de formulário obrigatórios e use rótulos para distinguir áreas em gráficos.

Certifique-se de que os elementos interativos sejam fáceis de identificar

Forneça estilos distintos para elementos interativos, como links e botões, para facilitar a identificação. Por exemplo, altere a aparência dos links ao passar o mouse, ao focalizar o teclado e ao ativar a tela sensível ao toque. Certifique-se de que os estilos e a nomenclatura dos elementos interativos sejam usados de forma consistente em todo o site.

Forneça opções de navegação claras e consistentes

Certifique-se de que a navegação nas páginas de um site tenha nomes, estilo e posicionamento consistentes. Forneça mais de um método de navegação no site, como uma pesquisa no site ou um mapa do site. Ajude os usuários a entender onde estão em um site ou página, fornecendo dicas de orientação, como breadcrumbs e títulos claros.

Certifique-se de que os elementos do formulário incluam rótulos claramente associados

Todos os campos devem ter um rótulo descritivo adjacente ao campo. Para idiomas da esquerda para a direita, os rótulos geralmente são posicionados à esquerda ou acima do campo, exceto para caixas de seleção e botões de opção, onde geralmente ficam à direita. Evite ter muito espaço entre os rótulos e os campos.